Bom...enfim um tempinho para escrever (20 minutos pra ser mais exata, para a próxima mamada) e preciso contar como foi o parto do Lorenzo.
Minha decisão até então era pelo parto normal, se tudo corresse bem, mas não foi bem assim.
O nascimento foi por cesariana na 38º semana e com urgência devido à um quadro de plaquetopenia que desenvolvi durante a gestação.
Minhas plaquetas foram caindo gradativamente durante toda a gravidez, mas nos últimos exames elas despencaram.
Fui encaminhada à uma hematologista e, ela juntamente com minha obstetra, decidiram que não poderiam mais esperar. Na verdade a cesariana era mais arriscada do que um parto natural, mas esperar as plaquetas baixarem mais, era ainda pior.
Pra entender, a plaqueta é um fragmento de célula presente no sangue e sua principal ação é a coagulação sanguínea.
Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 400.000 plaquetas por mm3 (ou por ml de sangue). E sua diminuição pode levar a hemorragias. Minhas plaquetas estavam em 146.000 no início da gestação, caindo até chegar à 100.000. Abaixo disso era preocupante, mas nada tão grave. Abaixo de 50.000 sim.
As minhas chegaram à 44.000. E o ritmo da queda era mais intenso nos últimos dias.
Por isso a cesariana foi a escolha o invés da espera.
Quando a obstetra me ligou naquele sábado dia 16 de outubro, já sabendo dos resultados dos exames e me perguntou que horas eu tinha comido pela última vez, pensei: Pronto! É hoje!!! Dito e feito. "Corre pra cá que a equipe já está te aguardando", ela disse. Só tomei um banho e corri pra maternidade, muito feliz, muito ansiosa, mas muito apreensiva também.
Mas a cirurgia foi ótima, rápida e minha recuperação também.
Mas a cirurgia foi ótima, rápida e minha recuperação também.
Hoje está tudo bem. A plaquetopenia era gestacional, minhas plaquetas estão voltando e as plaquetinhas do meu filhote estão normais.
Bom, não foi como eu imaginava, como eu planejava, mas foi o melhor pra mim e pro bebê.
Minha obstetra, Dra. Flávia Pacheco foi maravilhosa e hoje estamos aqui super bem e saudáveis.
...
Bom, o que vcs não sabem é que parei e recomecei a escrever este post 3 vezes. Entre um chorinho e uma mamada, uma fralda e um banho, minha rotina segue deliciosa. Amo ser mãe.
Beijos.