sábado, 11 de maio de 2013

Montessori

O Lorenzo desde os 7 meses estuda em um colégio com o método Montessori ou Montessoriano. Algumas amigas têm me perguntado sobre essa pedagogia. Há um tempo venho fazendo leituras à respeito do tema e  descobri entre tantas coisas que, de nada adianta escolher com tanta atenção um método de ensino para a vida escolar do seu filho, se em casa o ambiente é completamente diferente. A filosofia deve ser a mesma, precisamos, mães e escola falar a mesmo língua com a criança, ou estaremos confundindo seu aprendizado.

Existem diversos sites, blogs e grupos de mães montessorianas e uma infinidade de dicas de como adaptar a sua casa da melhor forma para que a criança sinta-se independente, uma das coisas que esta pedagogia prima por ser essencial.

O método Montessori é o nome que dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado e idealizado por Maria Montessori, educadora, médica e feminista italiana. Por destacar-se em uma época onde as mulheres não tinham formação científica, Maria formou-se a primeira médica da Itália em 1896.

A pedagogia insere-se no movimento das Escolas Novas, bem como a Pedagogia Waldorf ou a Escola Moderna, opondo-se aos métodos tradicionais - nas quais a maioria de nós fomos criados - com o intuito de respeitar a individualidade de cada criança, tendo como pilares a atividade, a individualidade e a liberdade. Contudo, tudo isso está dentro de uma normatização, harmonizando a interação de forças corporais, espirituais, inteligência e vontade.

O Lorenzo até então está muito adaptado ao método em sua escola que tem como lema: "Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesmo".

Baseado neste método, que tem muitas atividades sensoriais e brinquedos especiais, tenho tentado criar espaços em casa para o Lorenzo usufruir. Pertences dele em gavetas baixas, suquinhos, frutas e suas garrafinhas de água nas prateleiras baixas da geladeira para que ele mesmo pegue, banquinhos para que ele suba e lave as mãos e escove os dentes sozinho, etc. Além de espaços para brincadeiras, já que quem mora em apartamento precisa explorar todos os cantos da casa além de seu quarto.

Algumas adaptações e um grande benefício: a bagunça acaba. Ele entende seu espaço e não se espalha pela casa toda.

Sala: Tenho uma estante de prateleiras do chão ao teto e nela as duas últimas prateleiras são de pertences do Lorenzo:






Os tapetinhos de EVA são ótimos porque além de quentinhos, fáceis de limpar, delimitam o espaço onde desejo que ele brinque. Ele entende que este espaço ao redor, é dele.
Aqui fazendo sua atividade favorita: Quebra-cabeças





 Eu senti que somente o quarto não era o suficiente e que ele precisava de um espaço só seu em todos os cômodos da casa. Afinal, a casa é dele :)


Aqui na varanda, mais um espaço pra desenhos




 Este é o banheiro dele, só com suas coisas. Adaptei um carrinho ao lado com itens de higiene e umas revistas.




Existem muitos sites interessantes sobre o método Montessori e como podemos adaptar ambientes. Agora o foco é transformar o quarto (que acabou de ficar pronto com pintura nova) em um típico quarto Montessoriano.

Links interessantes pra quem quer entender mais sobre:

http://larmontessori.com/o-metodo/

Dicas de adaptação em casa (lar montessori):
http://www.flickr.com/photos/montessoribyhand/4711156863/in/set-72157624301914626/

Gostaria de ter mais informações sobre o método Waldorf. Caso alguma mamãe tenha filhos em escolas neste método adoraria trocar idéias.

Beijo e um ótimo dia das mães !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário