sábado, 9 de outubro de 2010

Parto Normal ou Cesariana?

Sabem que tenho que responder essa pergunta várias vezes ao dia, mas na verdade nem eu mesma sei a resposta.... 
Todos querem saber como será o parto, mas se tem uma coisa nesta vida de grávida que não adianta muito planejar, é isso.
Tenho lido sobre o assunto e assistido vários partos. Já vi muitos pessoalmente na época da faculdade. Mas me lembro dos dois primeiros que vi : o primeiro parto normal e a primeira cesariana.
No dia que assisti ao parto normal, estava tranquila, afinal já tinha visto coisas muito piores: cadáveres, fraturas expostas, autópsia, e outras coisas legais para uma estudante de anatomia.
Mas ver um parto bateu diferente em mim. Me lembro que passei mal, senti a pressão caindo, a vista embaçando e junto com a cabeça do bebê, eu ia saindo também (fora de mim, hehehe)...
Com medo da professora reparar, fui ao banheiro, lavei o rosto com água fria e dei uns tapas na cara pra ver se a cor voltava. Voltei lá e fingi que estava tudo bem. Cheguei em casa naquela noite e disse para a minha mãe: "Mãeeee, eu NÃO quero ter filho de parto normal !!! "
No dia seguinte, no mesmo estágio, no mesmo hospital, vi minha primeira cesariana....
Cheguei em casa e disse: "Mãeeee, eu não vou ter filhos! " 
Minha visão de parto durante anos foi essa, de medo, pânico total. Nem me imaginava nessa situação, aliás, em nenhuma das duas. Não queria cortar nem em cima nem em baixo.
E agora me vejo diariamente à espera de uma dessas duas coisas. Escolhendo onde vou sentir a dor. Porque ela vem de qualquer forma. Mas já não sinto o mesmo medo, nem de longe. Aliás, quando me perguntam o que vai ser, respondo que vou tentar parto normal.
Meu bebê já está na posição certa, e se eu estiver em todas as condições que levem ao parto natural, cortar pra que? Como mãe de primeira viagem é essa minha posição. Não tenho medo da dor, ela virá de qualquer jeito. Tenho medo de outras coisas, intercorrências, algo errado com o bebê...
E mesmo ouvindo e respeitando todas as amigas que já passaram por isso (todas foram de cesariana) continuo na mesma opinião.
Se não rolar parto normal, tudo bem, não vou ficar triste. Quero que ele venha bem, não importa por onde ele escolha sair.

Beijos e bom feriadão.....se ele chegar eu aviso.

11 comentários:

  1. hahaah.. lembro desse dia da faculdade! Podia ser parto por osmose, telepatia, ou algo do gênero né? Mas qualquer que seja a dor, no primeiro chorinho dele, você vai esquecer de tudo... Beijos... RAFA

    ResponderExcluir
  2. nessa,nos ultimos dias de gravides é normal essa preocupaçao.tenho 2 parto normal e uma cesaria.prefiro o normal ,o pós parto é mais facil vc vai poder curtir mais o lorenzo,beijos estamos torcendo por vcs, she.

    ResponderExcluir
  3. Vâ,
    eu tb botava fé no parto normal.
    Mas estourou a bolsa e minha pressão foi pras alturas então rolou cesárea.
    Fiz um post sobre ela no meu blog.
    Quer saber?? relaxa. É hiper rápido, não dói nada e em 1 semana vc tá novinha.
    Claro que uma dorzinha ou aflição no corte vc vai sentir, mas a carinha do Lorenzo e a delícia desse momento vão te fazer esquecer qq dor.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Se fosse tão ruim ,ninguém teria mais q um filho...Tenho dois:um normal,outro cesaria...realmente se pudesse escolher seria sempre o natural,mas as vezes não dá...entao como disse a Cris,depois de ver a carinha fofa,o cheirinho...todo e qqr mal estar passa,e so fica o encantamento desse momento unico e magico!!!FELICIDADES!!!

    to te seguindo!

    bjks no coração

    Mog

    ResponderExcluir
  5. É verdade meninas...quando penso que logo verei a carinha dele aqui do lado de fora, sinto que posso passar por qualquer coisa neste mundo....esse poder materno que só nós mulheres temos, que nos faz enfrentar tudo. Por isso mesmo fomos escolhidas para gerar e parir...pobres homens...hehehe...beijos e obrigada pelos coments.

    ResponderExcluir
  6. Olá Vanessa... como prometi estou acompanhando sempre seu blog e sentindo um pouco com voce todas estas expectivas! Li esse seu post e assim como voce torço MUITO, mas MUITO mesmo para um parto normal! Vou torcer daqui de Minas Gerais para que Lorenzo venha com MUITA saúde e de preferência (se não for pedir demais) que venha tbem de parto normal! Boa sorte e não deixe de postar quando ele finalmente chegar!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
  7. Ana, muito obrigada pela torcida e pelo carinho...acho que semana que vem meu amor deve estar chegando....atualizo assim que possível...beijos!!

    ResponderExcluir
  8. aaah!! que maravilha ler isso Vá! Lembra da aula da pós de parto ? ahhahahaha beijo beijo

    ResponderExcluir
  9. Vanessa querida,
    Acho que tua tranquilidade é a melhor escolha. Parto normal é bom, cesária é rápida e eu,sinceramente, depois de duas achei que foram ótimas...Não interessa como, hoje somos de uma geração privilegiada que pode escolher,sentir ou não sentir dor,e acima de tudo ter segurança para nós e nosso filho que está nascendo. Na hora que escutares o choro dele, nem vais perceber como ele saiu,tu que vais te transportar para outro mundo...esse mundo que tu vive hj vai ficar para tras.
    Beijos querida, aproveita o finalzinho e deixa ele vir como quiser...
    ps a propósito, coisa mais chata é as pessoas ficarem perguntando- Queres norma ou Cesária? eu sempre respondia - Nenhum dos dois, quero que saia rápido...Chris

    ResponderExcluir
  10. Oi Vanessa
    Que legal que esta na reta final, com muita anciedade né, espero que de tudo certo e fica calma, o bebê escolherá como quer vir ao mundo, que ele venha com saúde e muito amor, tb estu pertinho 32 semanas. bjs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Realmente eh uma escolha dificil. Co, certeza o natural eh o melhor para a,mbos se tudo correr bem, mas o importante eh o bebe nascer bem e a mae estam bem, todos com saude.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário